quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como cérebro reage à propaganda




Que a publicidade influencia na preferência por produtos não é novidade. Mas um estudo publicado no periódico Journal of Neuroscience, Psychology and Economics, da Universidade da Califórnia e na George Washington University, destrinchou como o cérebro recebe e reage aos impactos publicitários. Os resultados mostram que as diferentes estratégias mexem com níveis distintos, em regiões responsáveis pela interpretação e decisão.

As propagandas são divididas de duas maneiras: "persuasão lógica" (PL - características do produto são utilizadas para convencer) e "influência não racional" (IN – propaganda que utiliza recursos para seduzir fazendo comparações, por exemplo, com mulheres bonitas).

Foram avaliados 24 adultos, entre eles 11 mulheres e 13 homens que observaram 24 propagandas de jornais e revistas e um aparelho mediu a atividade cerebral. Entre os anúncios de "persuasão lógica", tabelas, imagens e detalhes sobre escovas de dente ou sugestões para selecionar comida para cães, por exemplo. Nos de "influência não racional" tinham imagens de mulheres vestindo roupas justas.

Logo, foi comprovado que as diferentes estratégias atingem diferentes níveis de atividade cerebral. As que são responsáveis pelas decisões e emoções ficam mais ativas quando há exposição às propagandas que usam a persuasão. As atividades são menos intensas quando usam a influência não racional.

O psiquiatra Ian Cook, chefe da pesquisa explica que o baixo nível de atividade causada pela “influência não racional" leva o consumidor a ter menos resistência para comprar os produtos anunciados. "Os resultados mostram que alguns publicitários, em vez de persuadir, querem mesmo é seduzir os consumidores a comprar os produtos", disse.

Quanto maior o estímulo, maior é a consciência sobre determinado assunto. As imagens de persuasão lógica estão vinculadas às maiores atividades das regiões do cérebro que levam à interpretação emocional e tomada de decisões.

(via AdNews)

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...