quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Música e imagem, um dueto para causar emoções

Dois exemplos de como você pode unir música e imagem para fazer aflorar sentimentos em quem tenha o mínimo de sensibilidade:

- O comercial Nike Courage (no Brasil, saiu como Superação): esse VT é uma das provas cabais que não é preciso grandes invencionices para fazer um bom anúncio. Simplesmente, pegaram imagens de atletas que estão gravadas no imaginário coletivo, outras imagens que remetem à odisséia humana na Terra e colocaram o refrão de "All the things that I´ve done" (I got soul but I´m not a soldier) da banda The Killers como pano de fundo. Para resumir: é emoção em profusão, de arrepiar, um casamento perfeito entre o que se vê e o que se ouve. Não sou adepto do pensamento positivo, mas dou o braço a torcer para a mensagem desse comercial.

- O clipe da cover de Across the Universe dos Beatles feita por Fiona Apple: esse vídeo foi dirigido por Paul Thomas Anderson (criador de Magnólia e, para mim, o melhor diretor da atualidade e dono de uma das mentes mais geniais do audiovisual) e eleva à milésima potência algo que ele fez em Boogie Nights (na cena da negociação com um traficante), juntar imagens e música sem nexo, mas que funcionam maravilhasamente bem quando unidas. O vídeo é em preto e branco e se passa numa lanchonete anos 50/60; um grupo de vândalos entra em cena e começa a destruir o lugar e tocar o terror; enquanto isso, Fiona canta impassível. O clipe é constituído de planos-seqüência em camêra lenta e travelling, que dão uma fluidez absurda à narrativa e o que o torna tão interessante é a dualidade de sentimentos causada por elementos dissonantes (angústia pelas imagens de caos e destruição e calma pela beleza e placidez da melodia da música).

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