quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Começamos o ano com uma novidade. Ingressamos em mais uma vantagem (digital) competitiva. O Twitter.

É complicado tentar explicar o que é Twitter, porque não existe nenhum outro serviço online parecido. Mas se formos exemplificar para o nosso cotidiano, podemos dizer que é semelhante a um bar, padaria, boteco ou um café. É um lugar onde pessoas se encontram para trocar informações, pedir ajuda, dar risada, criar vínculos, cultivar relacionamentos, falar de si ou apenas acompanhar as conversas dos outros.

O Twitter conquistou internautas, artistas, jornalistas, intelectuais, chefes de Estado e, mais recentemente, tem chamado a atenção das empresas. É uma mídia que traz benefício barato. É uma rede social onde você lê tudo o que as pessoas que lhe interessam escrevem, e, tudo o que você escreve pode ser lido por quem lhe interessar.

Aí você me pergunta: “Por que eu devo entrar em uma rede com este propósito?”. Simples, grandes empresas, sites e blogs também possuem perfis dentro do Twitter, o que facilita nossa vida ao acompanhar matérias, dicas, nossos sites preferidos e tudo aquilo que nos interessa.

“Twittar é como se você cutucasse o colega ao lado e lhe mostrasse algo.”

Uma coisa que você pode dizer com certeza sobre o Twitter, é que ele causa uma péssima primeira impressão. Levando em consideração isso, a existência dele entra em questão. Seria relevante? Eu diria que sim. Muitos não conseguem perceber os valores imediatos. Porém em longo prazo podemos notar o interesse. Além do mais, os usuários do Twitter visitam mais perfis online de empresas (20% contra 11%) e clicam mais em anúncios ou patrocínios (20% contra 9%).

Ou seja.. O Twitter veio pra ficar! É uma mídia barata (pra não dizer de graça). E se você deseja aumentar a presença na web de sua empresa, esta é uma excelente ferramenta para por isso em prática.

Aqui, relacionamos 05 benefícios desta ferramenta junto a sua empresa.

Estabelecer conexão com clientes - dar vazão aos entusiastas, promover relacionamento, discutir tópicos relacionados à área de atuação e conversar com pessoas que por algum motivo não conhecem ou não deixam comentários no blog da empresa.

Escutar - saber receber elogios e críticas, acompanhar a conversa sobre assuntos de interesse da empresa de uma maneira que não é possível por outros veículos, fazer perguntas, estar onde a conversa está e não esperar o cliente entrar em contato, aproveitar a força do testemunho espontâneo, utilizar esse material para produzir relatórios periódicos.

Humanizar a empresa - mostrar que existem pessoas de verdade que se preocupam com seus clientes, favorecer a participação e o interesse de funcionários e ex-funcionários que acompanham a atuação da empresa pelo Twitter, ser capaz de falar sobre coisas ruins, promover a transparência.

Informar - o Twitter se torna uma extensão do blog para compartilhar novidades, educar o consumidor em relação a informações erradas, responder na hora tirando proveito da possibilidade de falar em tempo real.

Promoções - atrair clientes ativos na rede organizando eventos presenciais, distribuindo brindes. No caso de empresas de entretenimento, é possível realizar encontros com fãs, distribuir fotos exclusivas e tuitar ao vivo de eventos.

Pronto. Já te convencemos.
E agora.. Como criar uma conta?

1) Acesse o site do twitter em www.twitter.com
O site é em inglês, mas é fácil efetuar o cadastro.

2) Clique no quadro verde onde está escrito Sign Up Now.

3) Você será direcionado a uma página que vai pedir por algumas informações pessoais que são:
- Nome completo (Full Name);
- Nome de usuário a ser usado no twitter (Username);
- Senha (Password) e seu Email.

4) Depois de preencher a lacuna (Type the words above) com as letras que aparecem acima, clique em Criar Minha Conta (Create My Account).

Ok, seu Twitter já está pronto!

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