segunda-feira, 19 de abril de 2010

Maior rede social do país, Orkut ainda atrai marcas

Existem outras opções para as empresas que querem aparecer nas redes sociais. Entre as várias existentes, a escolha mais óbvia é o Orkut - que tem 26,9 milhões de usuários. Cerca de 74% dos internautas brasileiros têm um perfil na rede social do Google.

Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Ibope Nielsen Online, concluída em fevereiro deste ano.

Líder entre os usuários, o Orkut é também a rede que conta com a maior adesão (75%) das empresas que estão nas redes sociais, segundo levantamento divulgado no começo do mês pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), feita com 500 empresas paulistas.

O Twitter aparece na segunda posição, com a participação de 36% dessas companhias, seguido pelo Facebook (26%) e pelo YouTube (11%).

“O Orkut já é muito bem conhecido pelos brasileiros. Mas o Twitter é muito prático para as empresas”, diz a coordenadora da pesquisa e superintendente de marketing da ACSP, Sandra Turchi. “Ele é rápido e direto, por isso acreditamos que o uso corporativo dele aumentará exponencialmente”, completa a coordenadora.

Mas, ao contrário do Twitter, segundo na preferência nacional dos internautas, com 8,8 milhões de usuários e 24% de alcance, o Orkut não gera tantos comentários e discussões sobre as ações empresariais.

“O Twitter é uma ferramenta diferenciada –é uma mistura de blog com mensageiro instantâneo. Existe mais espaço para que as empresas façam campanhas de forma mais direta, como promoções e prêmios”, diz Cláudio Torres.

“No Orkut, como ele é uma rede social, as empresas têm que fazer um trabalho mais elaborado de marketing de relacionamento, o que leva tempo e planejamento”, diz o consultor.

Perguntas e respostas:
O Formspring já é a quarta maior rede social do Brasil, logo atrás de Orkut, Twitter e Facebook, com 4,8 milhões de usuários e 13% de alcance.

Dada a facilidade da ferramenta, ela se mostrou particularmente especial para o uso corporativo, já que permite perguntas anônimas de qualquer internauta. Críticas, sugestões e reclamações podem ser feitas por meio do serviço.

Fonte: Folha Oline

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...