quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Aquafoz, praticando saúde com criatividade



Praticar a saúde com conhecimento, criatividade e qualidade. Esse é o lema da Academia Aquafoz, que é especializada em natação e pioneira no ramo em Foz do Iguaçu. Contando com quatro piscinas cobertas e aquecidas, a Aquafoz é a única na região que aplica a metodologia Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro que conquistou quatro medalhas nas Olimpíadas.

A metodologia consiste em níveis pedagógicos, aonde são determinados os objetivos gerais e parciais, de acordo com as habilidades aquáticas e sobrevivência. A divisão é feita respeitando a faixa etária, nível de maturidade e vivências anteriores, sendo que a partir dos 3 anos de idade o desenvolvimento e nível de maturidade são fatores que determinarão a categorização de cada nível, que são identificados por tocas coloridas específicas.

“Nós atendemos toda a família. Desde o bebê que ainda está na barriga da mamãe com as aulas de hidrogestante, até natação para todas as outras idades, passando pelo infantil, adolescente, adulto e terceira idade”, explica a professora de educação física Elisandra Varela. Ela conta que os pais têm acompanhamento constante no desenvolvimento dos alunos, com apresentações aquáticas e, também, recebimento de fichas com todos os exercícios que o filho realiza durante as aulas.

Dentro de uma turma existe o número ideal de aluno para que o professor trabalhe conforme níveis e idades de cada nadador. Por exemplo, os mais avançados podem ter um número maior de alunos, pois estes já estão em uma fase de aperfeiçoamento e condicionamento podendo o professor ter liberdade para corrigi-los com mais facilidade. Já em fases anteriores, como a infantil, as crianças são avaliadas individualmente, resultando em um processo de acompanhamento e estudos das habilidades motoras durante as aulas.

O início da aprendizagem pode ocorrer a partir dos primeiros meses de idade. Os níveis pedagógicos são separados da seguinte forma: bebê I, II e III, adaptação, iniciação, aperfeiçoamento I, II e III. Já os adultos começam a partir da adaptação adulta, iniciação adulta e condicionamento I e II. Para que o aluno passe para o próximo nível são feitas avaliações. Elas são realizadas duas vezes por semestre, nas datas definidas pelo calendário de objetivos semanais. Podendo também servir para controlar a qualidade das aulas e prestar contas aos pais do trabalho realizado.

“A Academia Aquafoz visa, com a metodologia Gustavo Borges, o bom atendimento e a melhor capacitação profissional, com cursos, palestras, aulas teóricas e práticas para que todos possam falar a mesma língua e proporcionar uma aula de natação com boa qualidade e motivadora. Assim o aluno vai sair satisfeito e vai saber que, ao retornar, será bem atendido e que seu objetivo será alcançado”, conclui professor de educação física Denis Souza.

Publicado no jornal A Gazeta do Iguaçu

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...