quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobre a Geração Y e sua repercussão no mercado de trabalho.


A Geração Y, também chamada geração do milénio ou geração da internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990.

Jovens e adultos que cresceram e viveram em constante atividade e fazendo tarefas múltiplas. Possuem uma característica notável de não se sujeitarem às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. 

Heavy users de aparelhos tecnológicos, como smartphones, tablets e notebooks de última geração,  tem boa noção das muitas finalidades e funcionalidades desses gadgets



O mercado de trabalho X Geração Y

Em sua maioria, os gestores reconhecem a importância e o valor que os novos integrantes da força de trabalho, como a Geração Y, trazem para o negócio. A motivação, novas ideias e a busca pelo novo são muito bem vindos em um momento de franca expansão no ambiente de negócios. Mas também devem entender os desafios que enfrentam em termos de atualizar seu jeito de gerir: 

  • Devem estar abertos a questionamento e propostas inovadoras, que em um primeiro momento podem até parecer absurdas, mas merecem atenção;

  • Estão em um novo ambiente de trabalho, movido pela tecnologia e interatividade, alavancado principalmente pelas redes sociais internas da organização ou mesmo as públicas.

    Ao mesmo tempo em que os gestores evoluem, também criam uma expectativa muito maior sobre o que vai ser entregue, e é aí que vão se diferenciar aqueles que terão uma carreira promissora daqueles que vão desfrutar de apenas um momento.

    Mesmo para os profissionais que estão entrando no mercado, é fundamental que entendam e se preparem para atender aos desafios futuros de sua organização
    , de forma a concretizar suas boas ideias e entregar resultados de maneira efetiva.

    Chega-se a um ponto em comum: este grupo tem muito a nos trazer, mas precisa ter humildade e capacidade de aprendizado para entender o que fazemos e propor soluções inovadoras, mas que sejam concretas e implementáveis. Não adianta simplesmente questionar o status quo, pois a visão tem que ser pragmática e orientada a resultados.

    Sendo assim, as competências fundamentais de um profissional de sucesso estão em sua capacidade de aprender, compartilhar, utilizar seu talento para construir uma visão futura e entregar resultados. Aqueles que estão mais habituados ao uso da tecnologia, como a Geração Y, têm um grande aliado para acelerar e concretizar este ciclo.




  • Adaptado de:
    Wikipédia e ItWeb

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