quarta-feira, 23 de maio de 2012

Doodle interativo funciona como sintetizador virtual

JB

O Google homenageia nesta quarta-feira o inventor e músico americano Robert Moog, mais conhecido como um dos pais da música eletrônica, por criar o sintetizador. Para celebrar a data em que o engenheiro mecânico completaria 78 anos, o gigante de buscas criou um doodle interativo que reproduz as funções de um sintetizador e ainda permite que o usuário grave seus remixes e compartilhe pelo Google+.

Além dos botões de mixagem, osciladores, filtros e envelopamento, o doodle-sintetizador-virtual também tem um teclado para que o usuário possa testar as funções da máquina apresentada por Moog em 1964. A invenção do músico é assinada também por Herbert Deutsch, que igualmente dividia-se entre a música - sua área de formação - e as criações mecânicas.
Doodle interativo tem opção para gravar música que usuário está tocando

Moog era formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Engenharia Física, e criou duas fabricantes de instrumentos eletrônicos ao longo de sua vida. Seu currículo também traz consultoria para outra companhia do ramo. A vida do inventor virou filme em 2004, no documentário que leva seu nome e tem direção de Hans Fjellestad.

Em postagem no blog oficial da companhia, o engenheiro de software Joey Hurst afirmou que Moog desencadeou um novo universo de sons que chamou de "verdadeiras obras de arte" e que "viriam a definir uma geração de música", em canções dos Beatles, The Doors, Stevie Wonder e Kraftwerk. "Quando as pessoas ouvem a palavra 'sintetizador' muitas vezes pensam 'sintética' - falsa, fabricada, artificial. Por outro lado, os sintetizadores Moog Bob produzem sons belos, orgânicos e ricos que são, quase 50 anos depois, considerados por muitos músicos profissionais como o epítome de um instrumento eletrônico", escreveu.

"Com sua paixão pela fabricação de ferramentas de alta tecnologia a serviço da criatividade, Bob Moog é uma espécie de santo patrono das artes nerds e um herói para muitos de nós", afirmou o engenheiro do Google.

O Google já havia homenageado, em junho do ano passado, o nascimento do criador da famosa guitarra Gibson Les Paul. O doodle interativo também permitia que os usuários tocassem a guitarra virtual, e muitos usuários dividiram cifras e o som feito com o instrumento na página do Google.

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...