A internet ultrapassou os jornais
e é agora o segundo meio preferido para investimentos publicitários no Brasil. Os
valores investidos na internet (em sites de notícias, busca e comparação de
preços) recebeu 11,98% da verba, enquanto os jornais impressos ficaram com
11,06% de um bolo publicitário estimado em R$ 6,5 bilhões.
Os dados são do IAB-Brasil
(associação que reúne os principais sites e portais de internet do país, além
de empresas de tecnologia e agências voltadas ao meio digital). Eles revelam
que, em 2010, a internet ultrapassou as TVs a cabo, as rádios e as revistas.
Isso comprova a rapidez da ascensão dessa mídia, que, agora, perde apenas para
a TV aberta, líder com 60,63% do mercado total de publicidade.
Em países onde a banda larga já
atingiu mais de 40% da população, a internet recebeu rapidamente as verbas
publicitárias. Na Inglaterra, Estados Unidos e Japão, por exemplo, a mídia
digital embolsa até mais de 30% do bolo publicitário total.
Segundo Ari Meneghini, diretor
executivo do IAB Brasil, “o investimento publicitário na internet vem crescendo
de 35% a 40% ao ano” – isso sem contar investimentos em mídias sociais e
anúncios de classificados.
Até o fim do ano, R$ 4,6 devem
ser investidos em publicidade na internet. Isso representa 13,7% do total de
investimentos. Esse valor, porém, ainda não chega perto do que é designado às
TVs. No entanto, essa questão não é relevante para Meneghini, que acredita na
harmonia entre as mídias. “A interação entre os dois meios tem crescido e será
cada vez mais forte”, conclui.
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