sexta-feira, 29 de junho de 2012

Internet é a segunda mídia em verbas publicitárias


A internet ultrapassou os jornais e é agora o segundo meio preferido para investimentos publicitários no Brasil. Os valores investidos na internet (em sites de notícias, busca e comparação de preços) recebeu 11,98% da verba, enquanto os jornais impressos ficaram com 11,06% de um bolo publicitário estimado em R$ 6,5 bilhões.

Os dados são do IAB-Brasil (associação que reúne os principais sites e portais de internet do país, além de empresas de tecnologia e agências voltadas ao meio digital). Eles revelam que, em 2010, a internet ultrapassou as TVs a cabo, as rádios e as revistas. Isso comprova a rapidez da ascensão dessa mídia, que, agora, perde apenas para a TV aberta, líder com 60,63% do mercado total de publicidade.

Em países onde a banda larga já atingiu mais de 40% da população, a internet recebeu rapidamente as verbas publicitárias. Na Inglaterra, Estados Unidos e Japão, por exemplo, a mídia digital embolsa até mais de 30% do bolo publicitário total.

Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, “o investimento publicitário na internet vem crescendo de 35% a 40% ao ano” – isso sem contar investimentos em mídias sociais e anúncios de classificados.

Até o fim do ano, R$ 4,6 devem ser investidos em publicidade na internet. Isso representa 13,7% do total de investimentos. Esse valor, porém, ainda não chega perto do que é designado às TVs. No entanto, essa questão não é relevante para Meneghini, que acredita na harmonia entre as mídias. “A interação entre os dois meios tem crescido e será cada vez mais forte”, conclui.

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