terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vinepeek: o primeiro canal de TV verdadeiramente 2.0?

UPDATEORDIE

Enquanto a internet lentamente mastiga a mídia tradicional na taxa de uma mordida por clique, o panorama da comunicação se renova no mesmo ritmo.
A mudança é gradual, mas perceptível, e demolidora.
O entusiasmo por estarmos vivenciando essa Era de mudanças é o que leva as novidades, que muitas vezes não passam de pequenas idéias, a tomar proporções imensas muito rapidamente, e em escala global.

vine-twitter
O Vine, lançado na semana passada pelo Twitter, é uma dessas idéias simples: compartilhamento de vídeos de até 6 segundos, através de um aplicativo e uma timeline próprios, um formato consagrado pelo Instagram, por exemplo.
Mas o potencial do Vine só pôde ser totalmente compreendido com uma outra ferramenta, criada independentemente, e que é absolutamente sensacional, chamada Vinepeek.
O Vinepeek capta aleatoriamente os posts sendo publicados pela comunidade do Vine em tempo real e publica em um só vídeo, produzindo uma experiência sequencial de consumo de mídia, como no tempo da televisão.
Sem querer, tornou-se um canal de televisão absolutamente real, sem filtros ou curadoria, em que cada vídeo compartilha o mesmo limite de 6 segundos.

abc_vinepeek_ll_130128_wblog
O conteúdo é um tratado antropológico, em que pessoas do mundo inteiro mostram o que estão fazendo, vendo, o que estão gostando, e, mais importante, vivenciando.
Como no começo do Twitter, em que acompanhar a timeline global produzia uma sensação de pertencimento na experiência humana do nosso tempo, a sensação está de volta. Agora com vídeo e som.
Sugiro você conhecer a ferramenta logo. O Vine começa a sentir o problema que acaba vitimando ou comprometendo a experiência de várias ferramentas de vídeo abertas: a pornografia. Por enquanto, o exército de genitais ainda não ocupou o Vinepeek. Então corra!

vinepeek_intro_610x415

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...