sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

São Velentim x João Dória

Amanhã em grande parte do mundo é celebrado o dia de São Valentim: The Valentine's Day, aquilo que algumas pessoas gostam de chamar de dia dos namorados.

Seu Valentim foi uma cara de muita bravura e sensibilidade, lá no século III, ele desacatou a ordem do imperador, que pela necessidade de recrutar pessoas para a guerra da época, impediu que fossem celebrados casamentos, visto que apenas os solteiros se alistavam voluntáriamente. Muitos não concordaram com a nova lei, mas não fizeram nada pra modificar isso. Apenas um homem se dispos a lutar com coragem e passou a celebrar casamentos clandestinos aos apaixonados da época, porém, um dia foi descoberto, aprisionado e condenado a morte. Alguns jovens apaixonados passavam pela janela de sua prisão para levar flores e mensagens revelando que acreditavam no poder do amor. Uma em especial, a filha do carcereiro, era a única que conseguia visitá-lo. Quando chegou o dia de sua execução Valentim deixou uma carta onde agradecia as conversas com a amiga, mas é claro, todos passaram a acreditar que ele estava apaixonado pela moça. Mas foi com esse gesto, acredita-se que os namorados passaram a trocar cartas de amor. A execução aconteceu no dia 14 de janeiro de 269, e desde então passou a ser celebrada como o dia das pessoas que se gostam, mesmo sendo um namorado ou um amigo!

AGORA, porque no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho?!

Tudo começa no ano de 1949 com com a extinta loja Clipper, que pediu a um PUBLICITÁRIO um campanha para melhorar as vendas do mês de junho, que é considerado o mais fraco para o comércio, João Dória, O Criador, instituiu a data com o slogan " Não é só de beijos que se prova o amor". Para a alegria dos comerciantes a coisa pegou e no ano seguinte passou a ser comemorado o dia 12 como Dia dos Namorados no Brasil, sem grandes histórias de amor, sem bravura, sem luta, sem mortes trágicas. Apenas a idéia de um publicitário. Tomem cuidado com a gente!

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...