quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dicas para sua comunicação ter mais sucesso

Quando o assunto é comunicação, as empresas precisam ter mais coragem e assumir mais riscos, pois dessa forma a ação chamará a atenção e terá sucesso. Contudo, para isso acontecer é preciso que os clientes das agências de comunicação confiem em seus planejadores e em seus criativos, pois a função desses é reduzir riscos e aplicarem conceitos e conhecimentos técnicos para a comunicação dar certo. Leia a seguir alguns erros comuns que podem acontecer se você não confiar na sua agência:

1 - Comunicação desinteressante. 
Evite falar sobre assuntos extensos e os quais somente ao dono interessam. O tempo das pessoas é cada vez mais escasso. E elas têm coisas muito mais interessantes a fazer do que ficar vendo você falar sobre a sua empresa. Pra ter mais certeza de que vão passar tempo com a sua marca, é preciso fazer coisas interessantes, úteis, divertidas.

2 - Pouca inovação. 
Não pense que copiar ou seguir o que a concorrência está fazendo vai dar certo. Ou então repetir fórmulas, fazendo a mesma coisa, sempre. É preciso arriscar, ir além do que já está no mercado para chamar a atenção das pessoas. Para conseguir alcançar tal objetivo é preciso às vezes fazer algo diferente do que você está acostumado.

3 - Imediatismo.
Tudo é para ontem para algumas empresas. Elas querem apresentar apenas ofertas, preço e produtos, ao invés de pensarem, também, em criar conexões emocionais com as pessoas pra construir uma marca forte e se fortalecer para os desafios do futuro. Além disso, adoram prazos curtos para que a agência desenvolva sua comunicação. Não dão tempo pra planejar, pra se chegar à melhor idéia. Pense nas melhores campanhas publicitárias que você já viu, todas elas foram pensadas, calculadas e planejamentos foram seguidos com calma.

4 - ‘Faça como eu quero’.
Ao contratar uma agência de publicidade, você está confiando sua marca a ela. Portanto, deixe que os criativos desenvolvam os layouts e apliquem todos seus conhecimentos e conceitos. Não seja a empresa adora ditar títulos, palpitar layouts, e exigir veiculação naquele jornal de negócios que o dono adora ler - mesmo se seu público for de adolescentes descolados que adoram tecnologia. Assim, fica fácil errar.

5 - Falsa sensação de eficiência.
Há também aqueles que adoram encher a comunicação de assuntos. Cada centímetro da peça deve ser aproveitado pra comunicar algo. É o aniversário da empresa, um novo produto, o novo posicionamento da marca, e uma máquina nova que foi comprada pelo pessoal da produção. Com essa enxurrada de mensagens, só a sorte dirá o que ficará na cabeça das pessoas. Portanto, confie na sua agência quando ela falar que a comunicação precisa ser mais limpa.

6 - Trabalhos pouco criativos. 
É fato que trazer o inesperado para a comunicação aumenta a atratividade, faz com que as pessoas tenham mais envolvimento, a retenção da mensagem é maior e as chances da marca virar conversa também. E pra isso, criatividade é crucial. Ser óbvio é muito arriscado. Não abra mão da criatividade.

7 - Critério número 1 para escolher uma agência: preço.
Muitas vezes, o barato vai sair mais caro. Escolha a agência que tenha os melhores trabalhos e uma proposta que tenha a ver com o que a empresa acredita. Para a comunicação dar certo, a agência e a empresa precisam estar em sintonia.

Fonte de pesquisa: CHMKT

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