terça-feira, 6 de setembro de 2011

O efeito das redes sociais no comportamento das pessoas


Fotos de viagens e baladas no Facebook, check-ins em restaurantes da moda no Foursquare e comentários opinativos sobre livros, shows ou fatos políticos no Twitter. Atualmente, o que mais se encontra nas redes sociais são pessoas falando de si mesmos, expondo opiniões ou comentando sobre suas vidas particulares.
Mas, para quem achou que as redes sociais são as grandes culpadas por gerar essa leva de pessoas egocêntricas, que tanto se expõem na internet, se enganou. Segundo a psicóloga especialista em redes sociais Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC/SP, os sites de relacionamento não mudaram o comportamento humano - apenas transformaram a maneira como as pessoas se expressam.

De fato, as redes sociais modificaram e até moldaram o comportamento de alguns grupos sociais com o passar dos anos. Como já foi dito no post sobre gerações a tecnologia e a forma como as pessoas se comunicam é capaz de modificar seus meios de vivência. 

O que acontece é que essas redes permitem a exposição do pensamento real do usuário dependendo do campo de ação que a envolve. Um exemplo comum são os "murais" do facebook ou as timelines do twitter repletos de reclamações, comentários de assuntos paralelos ou citações referentes ao estado de espiríto do usuário. 

Isso não significa que uma pessoa que reclama muito no twitter seja um péssimo profissional, ou uma garota que vai a muitas festas não seja tímida.
Na internet a permissividade e liberdade de expressão permite que a pessoa se exponha mais, entre idéias, imagens e textos. 

Essas características são muito úteis para empresas que necessitam deste mapeamento para divulgar suas promoções, produtos e eventos.
O próprio consumidor facilitou o acesso a essas informações para o mundo corporativo que também através das mídias sociais pode executar ações mais dinâmicas e criativas para captação e manutenção de clientes. 

Porém é necessário lembrar que a facilidade de acesso a essas informações e o excesso de exposição pode ser nocivo e até perigoso.

Uma dica é cuidar e mostrar somente o essencial. Até para manter um pouco o valor das pequenas descobertas.


Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...