segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O dia mundial da propaganda

Guaraná Antarctica 1932
No último dia 04, foi comemorado o dia mundial da propaganda.  Por mais que já tenha se tornado lugar comum dizer que a propaganda é a alma do negócio, podemos afirmar que ainda é a mais pura verdade.

Não apenas as empresas sabem disso. Políticos, líderes sociais e religiosos sabem que uma boa propaganda pode render visões e difundir ideias. As técnicas de propaganda são as mais diversas, mas é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas.

 Algumas publicidades entram na cabeça das pessoas que fazem marcas ficarem maiores do que o produto em si. Exemplos não faltam como a Bombril, Isopor, Xerox, Maisena entre muitas outras. São casos como esses que podemos reafirmar, mesmo sendo repetitivo, que a propaganda é a alma do negócio.

O intuito da propaganda é você lembrar da marca sem olhar para ela, com cores, slogans e jingles(no caso de TV e Rádio) que marcam a vida das pessoas. Boa parte das pessoas têm guardadas em sua memória uma propaganda vista quando pequena, seja por imagens ou algum jingle.

História do dia da Propaganda

Introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias.

No dia 04 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, aconteceu um encontro de publicitários e comunicadores em geral. Assim, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. A partir da década de 70, o dia ganhou abrangência internacional e passou a ser conhecido como Dia Mundial da Propaganda.

O termo propaganda, do latim Propagare, quer dizer multiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento.

A Propaganda no Brasil

Propaganda do Dia Mundial sem Tabaco/ Maio 2011
No início de 1800, época do Príncipe Regente, houve a abertura dos Portos e a fundação do jornal "Gazeta do Rio de Janeiro" onde foi publicado o primeiro anúncio. Nessa época, o texto dos anúncios não era muito importante e alguns nem tinham título, mostrando somente o nome do produto. Somente por volta de 1875, começaram a utilizar ilustrações e rimas nos anúncios.

A propaganda cresceu com a multiplicação de jornais e revistas, e surgiram também cartazes e painéis ao ar livre. A primeira agência de publicidade surgiu em São Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rádio foi o meio de comunicação do momento. Os anos de 1941 a 45 foram anos de guerra e esse tema foi usado também nas propagandas.

Em 1950 surgiu a TV Tupi, sendo o primeiro canal de TV brasileiro e da América Latina. Nessa época, os comerciais eram ao vivo e ser garota-propaganda era um cargo de importância na televisão. Com a Constituição de 1988, foram criadas leis com restrições à propaganda que até os dias de hoje vem passando por modificações.

Com informações - ADNews  e  Portal da Propaganda

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