sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Quando a publicidade choca e constrange

O grupo industrial italiano Benetton retornou à fórmula de usar imagens de impacto para publicidade. Chamada “UNHATE” (“não ódio”) está causando polêmica ao veicular imagens de “afeto” entre grandes lideres mundiais.

Uma das imagens mais polêmicas é a do líder católico, o Papa Bento XVI, beijando outro homem. No caso, o líder sunita Ahmed el Tayyeb. Outras mostram o presidente norte-americano Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Assinada por Oliviero Toscani, um dos maiores nomes da publicidade mundial, esse novo anúncio tem como característica principal chocar, como é de costume da marca Benetton. Em publicidades anteriores, assinada pelo mesmo Toscani, mexiam em questões espinhentas e polêmicas como racismo (casais multirraciais, corações humanos com os dizeres ” branco”, “preto” e “amarelo” pra dizer que todo mundo é igual.

Claro que a publicidade iria chocar e causar constrangimento. Hugo Chávez, presidente da Venezuela levou como brincadeira, e ainda falou que “não faria esse biquinho na hora de beijar”. Porém o Vaticano já pediu por ordem judicial a retirada da foto do Papa beijando o líder sunita.

Outro problema envolvendo a campanha é que no Chile, a agência La Firma diz que essa é uma campanha já existente. Em 2006, a agência criou uma foto do então presidente estadunidense George W. Bush beijando a bochecha de Hugo Chávez, sob o slogan ‘Alcançamos o impossível’. Segundo a La Firma, esta mesma campanha foi escolhida pela revista Le Monde, da França, como uma das melhores de 2006.


Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...