segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Imagem “meramente ilustrativa” poderá deixar as propagandas

Um projeto de lei tenta acabar com as tais “imagem meramente ilustrativa” de produtos e serviços. O PL 3187/2012, de autoria do deputado Francisco Araújo (PP/RR) apresentou no último dia 9 o texto, "para proibir a utilização de imagens meramente ilustrativas na oferta e apresentação de produtos e serviços, equiparando tal prática à de divulgação de publicidade enganosa".

Segundo consta no site do Congresso Nacional, essas imagens muitas vezes são enganosas, exagerando algum produto e quando vai ver a realidade não é bem o que está na foto.

Caso esse projeto de lei passe pelo congresso, os publicitários perderão recursos para o trabalho, como explica Vinicius Lobo aqui da Olé. “Perdemos em alguns recursos na hora de fazer uma campanha, como banco de imagem, porém vamos ganhar na produção. Agora o produto a ser comercializado terá de ter uma fotografia real, e isso gera mais trabalho para as agencias”.

Esse tipo de propaganda poderá sair de nossas campanhas
Para que o projeto passe na votação, parte do Código de Defesa do Consumidor deverá ser modificado, em especial os artigos 30 e 36 da lei 8.078 de 1990, que viabilizavam esse tipo de propaganda.

Nenhum comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...