O Brasil movimenta atualmente R$ 3 bilhões em anúncios na internet --cerca de 10% do total do bolo publicitário no país. O volume ainda é pequeno quando comparado ao de países maduros no uso da rede - como os EUA e o Reino Unido, nos quais a participação vai de 15% a 25%.
A expectativa das empresas, no entanto, é que o volume aumente com a adesão de mais brasileiros à internet e também com a intensificação das redes sociais no comércio eletrônico.
O mercado de anúncios na internet tem mais potencial do que o de TV e é apenas questão de tempo para que amadureça, principalmente com a massa de usuários que chegará depois do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga).
Hoje, 35% das residências do país têm computadores. Do total de lares, somente 27% têm conexão à rede segundo o CGI (Comitê Gestor da Internet), que regula o setor no Brasil.
Com a disseminação do PNBL, que promete internet de até 1 Megabit por segundo (Mbps) por preços entre R$ 29 e R$ 35, a expectativa é que o alcance chegue a 80%
Web e impressos
A web vai ter mais publicidade do que jornais em 2012, em todo o mundo, revela a pesquisa “Global Entertaiment and Media Outlook”.
No levantamento, Brasil e China estão como os futuros “chefes” dessa expansão e do entretenimento. O estudo foi realizado pela consultoria PwC, teve como base 48 países e projetou o mercado até 2015.
A internet, de acordo com a pesquisa, será a mídia que mais crescerá. A previsão de crescimento anual é de 13%. Mais requisitada, a verba publicitária também aumenta.
Em 2010, a publicidade online movimentou US$ 70,5 bilhões. A estimativa para este ano é de US$ 80,1 bilhões e para 2015 de US$ 129,9 bilhões. No ano passado, os jornais faturaram US$ 87,3 bilhões de verba publicitária no mundo e a previsão para 2015 é que chegue a US$ 97,9 bilhões.
Até 2014, o Brasil ultrapassará a Itália, Coréia do Sul e Canadá para se tornar o sétimo maior mercado do setor.
Fontes - Uol Tecnologia / AdNews / Blog do Planalto / Publicitários on Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário